Continuando a falar sobre política brasileira e a miserabilidade do povo, podemos afirmar que a corrupção afeta e mata a população, principalmente, a mais carente.
Se observarmos ao pé da letra, chegaremos a essa conclusão fazendo a seguinte análise: se as pautas demandam determinado valor (dinheiro), por exemplo, para saúde, e essa verba é desviada para pagamento de atos corruptivos (exemplo, propinas), automaticamente, tal fato refletirá na decadência da saúde de quem precisa utilizar os serviços públicos ligados à essa área, visto que, a pauta terá menos recursos a serem aplicados em hospitais, unidades de saúde, funcionários, adesão de equipamentos, medicamentos, etc.
Por volta do ano 750 a.C, o profeta Oséias disse: “o povo sofre por falta de conhecimento”. Lógico que ele se referia à população israelita daquela época, porém, esta é uma profecia que serve para todo o planeta e em todo o tempo, inclusive para nós nos dias atuais, pois, uma das formas mais facil de praticar corrupção e saquear uma nação, é tirando dela a chance do conhecimento, mantendo esse povo cativo sobre um cabresto de ignorância.
Para isso, o sistema político sujo, utiliza diversos recursos, entre esses, a mídia, também suja, que leva ao povo apenas o conhecimento que o próprio sistema permite que seja passado, ocultando parte dos fatos, como eles realmente são.