O papa Francisco recebeu alta, na manhã desta sexta-feira (16), do Hospital Gemelli, em Roma, na Itália, onde ele ficou internado por nove dias. O pontífice de 86 anos precisou ficar hospitalizado após passar por uma cirurgia no intestino.
O líder religioso passou por um procedimento cirúrgico para reparar uma laparocele, hérnia que se forma sobre uma cicatriz, geralmente resultante de uma cirurgia anterior. Os médicos informaram que ele não teve complicações durante a recuperação.
No último domingo (11), o papa assistiu à missa pela televisão e recebeu a comunhão. Já nesta quinta (15), o Vaticano divulgou fotos de Francisco pela primeira vez desde a cirurgia. Nas imagens, ele apareceu visitando o Serviço de Oncologia Pediátrica e Neurocirurgia Infantil do hospital.
Nos próximos meses, o pontífice deve ter uma agenda internacional com vários compromissos, que incluem uma visita a Portugal, no início de agosto; uma turnê pela Mongólia, no mês seguinte; e uma missa em Marselha, no sul da França, em 23 de setembro.