Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e não tiraram zero na redação, vão ter mais uma chance de entrar em uma universidade pública no segundo semestre deste ano.
Será a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições estarão abertas de 19 a 22 de junho, no portal Acesso Único ao Ensino Superior, do Ministério da Educação.
Para garantir uma vaga em uma instituição de ensino superior pública é necessário, antes, fazer a inscrição com o login com o número do CPF e senha, no portal gov.br, que é a plataforma de serviços digitais do governo federal.
O candidato deve escolher duas opções de cursos no segundo Sisu de 2023. E dá para pesquisar as vagas por município ou curso de graduação de interesse.
Durante o período de inscrição, o candidato poderá acompanhar as notas de corte das opções escolhidas e a sua classificação parcial.
Se desejar, o inscrito pode mudar de opção de curso quantas vezes quiser. Mas, só até o fim do prazo das inscrições. Porque, a partir daqui, valerá a última escolha.
De acordo com o cronograma publicado na sexta-feira passada, o resultado do Sisu será publicado no dia 27 de junho.
O candidato vai saber se conquistou a tão sonhada vaga na chamada regular do Sisu. Se aprovado, é só preparar a documentação para fazer a matrícula entre os dias 29 junho e 4 de julho.
Mas, se não foi desta vez, aquele que não foi selecionado terá uma nova chance, uma espécie de repescagem, se inscrevendo na lista de espera por uma vaga em uma universidade ou instituto público.
O edital do processo seletivo do Sisu, com todas as regrinhas, ainda não foi publicado no Diário Oficial da União. O que deve ocorrer nos próximos dias.