A Assembleia Legislativa do Espírito Santo promoveu, na noite de segunda-feira (15), no Plenário Dirceu Cardoso, sessão especial em celebração ao Dia Internacional da Família (15 de maio). O evento foi proposto e conduzido pelo deputado Alcântaro Filho (Republicanos). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993.
O parlamentar enalteceu o papel da família na sociedade. "A cada dia que passa se torna mais difícil defendermos aquilo que é nossa base, aquilo que é a base de nossos valores, e aquilo que a Constituição Federal traz em seu artigo 226, que é a base da sociedade; a família, base da sociedade, tem a atenção especial do Estado", disse.
Alcântaro Filho refletiu sobre o que ele defende como concepção de família, que, para ele, é projeto de Deus, pois foi concebida, planejada e faz parte do projeto para a humanidade.
"Nós temos visto a cada dia essa nossa crença, essa nossa base tentando ser corrompida, no sentido de ser desestruturada por um plano progressista que vivenciamos. E a realidade nos traz que, dessa forma, se torna a cada dia mais difícil, seja na igreja evangélica, seja na igreja católica, se torna mais difícil nós trabalharmos em favor da família conforme a teoria de Gênesis nos aplica, que é a família que nós acreditamos, a família que Deus, quando se dirigiu a Abraão, disse 'benditas sejam todas as famílias da terra'", ilustrou.
O vereador de Vitória Davi Esmael (PSD) reforçou a visão de Alcântaro Filho e defendeu ações que demonstrem na prática a valorização da instituição familiar, citando a licença-paternidade,a licença-maternidade e as férias em conjunto.
"Vivemos um tempo em que a definição de família é questionada, e as pessoas não sabem nem o que é ou buscam ignorar aquilo que Deus criou como família. Ao mesmo tempo, as ações do inimigo vão se acirrando e precisamos de pessoas que levantem voz em momentos como este. Aquilo que pra muitos é uma singela sessão, para nós, é motivo de muita alegria", assegurou.
O presidente do Conselho Estadual das Igrejas Evangélica do Espírito Santo, reverendo José Ernesto Conti, disse que muitas lideranças têm desistido da luta em defesa da família. Mas, para ele, é um momento em que não se deve desistir.
"A ala progressista brasileira tem tentado de todas as maneiras, as mídias sociais, as mídias tradicionais têm tentado destruir o conceito familiar. E de uma maneira destruidora. Sob todos os aspectos o conceito de família, nos dias de hoje, tem sido alterado", avaliou.
Fez parte da mesa a representante das pastorais familiares da Igreja Católica, Gisela Maria Rodrigues; o líder nacional do Ministério de Casais Casados para Sempre, pastor Roberto Fanticelli Júnior; e o ex-deputado Esmael de Almeida e sua esposa, Isabel de Almeida.