O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (Caops), Promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei, participou, no Centro Municipal de Especialidades da Prefeitura de Vitória, da inauguração do Centro de Referência Municipal em Saúde do Trabalhador (Cerest).
O centro tem atuação voltada para o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e proteção à saúde dos trabalhadores, prevenindo, controlando e enfrentando, de forma estratégica, integrada e eficiente, os problemas de saúde pública, como os agravos e doenças relacionadas ao trabalho.
Durante a cerimônia, a dirigente do Caops parabenizou a Secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher, pela estruturação de um serviço de suma importância para a área da saúde. Acrescentou que a vigilância em saúde, em todas as suas áreas: sanitária, saúde ambiental, epidemiológica e saúde do trabalhador, é fundamental para que a saúde possa avançar com qualidade.
O novo equipamento público contará com equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, técnico de segurança do trabalho, psicólogo e assistente social. O funcionamento será de segunda a sexta, das 7h às 17h, no térreo do Centro Municipal de Especialidades, localizado na Avenida Dário Lourenço de Souza, 120.
Convidados
Além da dirigente do Caops e da secretária de Saúde de Vitória, a solenidade de inauguração contou com as presenças do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Estanislau Tallon Bozi; da vice-procuradora-chefe do MPT-ES, Janine Milbratz Fiorot; da coordenadora do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Liliane Graça Santana; das subsecretarias de Saúde Magda Lamborghini e Fabrícia Forza; da gerente de Vigilância em Saúde, Geane Sobral; da coordenadora do Cerest; Roberta Vello; além de outras autoridades e servidores da Secretaria de Saúde de Vitória.