A supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (NUPEMEC), desembargadora Janete Vargas Simões, e a coordenadora do setor, Izabella Dalla Sily Casagrande, participaram do 13º Fórum Nacional de Mediação e Conciliação – Fonamec, promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte.
Com o tema “Cultura da Paz e Diálogo Interinstitucional”, a ocasião reuniu membros do Fonamec para deliberarem questões administrativas, bem como apreciarem e votarem em propostas de enunciados. Além disso, com o objetivo de produzir ações pacificadoras, magistradas e magistrados debateram e compartilharam diversas experiências ligadas às estratégias de mediação e conciliação.
A Mesa de Honra do evento, além de contar com a presença da 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Pauna Nanneti Caixeta, e do presidente do Fonamec, juiz Gildo Alves de Carvalho Filho, foi composta pelo 1º vice-presidente do Fonamec, desembargador Erik Simões; o 2º vice-presidente do Fórum e juiz da Comarca de Muriaé, Juliano Carneiro Veiga; e o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJMG, Marcus Vinícius Mendes do Valle. Desembargadores e juízes de diversos tribunais de justiça do país também integraram o momento.
O encontro, encerrado na última sexta-feira (14/04), encaminhou propostas debatidas durante o evento, como resoluções que preveem a mediação em cartórios; a criação de canal de diálogo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para que os Nupemecs tratem sobre o superendividamento, demandas predatórias e repetitivas. Ficou definido, também, o calendário com o formato dos encontros regionais.