Ainda batendo na mesma tecla, entramos no quarto mês do ano, e o problema da dengue persiste em praticamente todo o território brasileiro.
Sabemos que o causador desse pandemônio na saúde, é o mosquito Aedes aegypti. Partindo da afirmativa de que "é melhor prevenir do que remediar", então, porque permitir que o mosquito violão venha a nascer?
Para somar às tentativas profiláticas visando a diminuição do problema, eis algumas dicas:
Mantenha a caixa d’água corretamente fechada; sempre no mesmo dia da semana, lave com uma esponja e sabão os recipientes bebedouros do seu animal de estimação; pneus devem ser bem guardados em locais cobertos; coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água; nunca descarte o seu lixo em locais inapropriados; mantenha as calhas sempre limpas; não deixe água acumulada sobre a laje; coloque areia nos pratinhos de plantas para não acumular água; uma vez na semana, verifique e retire a água da caixa coletora atrás de sua geladeira - se ela tiver; tire um dia fixo da semana, para, semanalmente, fazer uma vistoria na sua casa e quintal, a fim de certificar-se que está tudo certo quanto aos cuidados contra o mosquito; e, receba o Agente de Endemias quando este profissional passar em sua casa.
Finalizando a lista de dicas, se você sentir sintomas, como, dor de cabeça, febre alta, náuseas, diarreia, dores musculares e no corpo, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima da sua casa.
E lembre-se: dengue mata. Ficam as dicas.