Uma comitiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está no Estado, nesta semana, para acompanhar a execução do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. A chefa de Operações do BID no Brasil, Paola Arrunategui, veio conferir de perto o funcionamento dos Centros de Referência das Juventudes (CRJ), principal projeto de prevenção à violência; o processo de implantação do Centro Integrado de Perícia Técnica, em Cariacica; entre outros projetos do Programa.
Também integra a comitiva o chefe de equipe do BID, Rodrigo Pantoja; a analista de Operações, Pétala Araújo; e o consultor Flavio Galvão. O grupo foi recebido pela secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, que gerencia os projetos do Eixo Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, na manhã desta segunda-feira (03).
“Estamos felizes de mostrar o trabalho e os avanços que tivemos, mesmo durante a pandemia. Sabemos que precisamos ter políticas sociais efetivas para enfrentar a violência, que é complexa e multifacetária. Entregamos os 14 CRJs. Estamos monitorando com o Instituto Jones Santos Neves a implantação dessa politica pública. Foi feita uma pesquisa com o público atendido nos CRJs, que é majoritariamente negro e está em famílias com renda até um salário mínimo. Isso nos mostra que de fato estamos atendendo quem mais precisa nos CRJs. Em breve, vamos compartilhar o estudo completo”, afirmou a secretária.
Paola Arrunategui e a equipe do Bid conferiram a apresentação dos resultados dos projetos. Ao ver os vídeos sobre os CRJs, elogiou o trabalho. “Avaliamos como altamente relevantes os projetos implantados no Estado. Temos os números, que são importantes, e demonstram os resultados que esperamos. Mas queremos ver aqui o que eles efetivamente têm promovido nas comunidades. Precisamos ter foco nas etapas finais de execução e nos comprometermos para finalizar em tempo o comprometimento dos recursos”, afirmou.
Na agenda com o grupo, há diversas reuniões de planejamento e definição de plano de ações com a equipe da Coordenação Geral de Projeto (UGP) da SEDH. Na tarde desta terça-feira (04), a comitiva vai conhecer o CRJ Flexal, em Flexal II, e o terreno onde será construído o Centro de Perícia Técnica, ambos em Cariacica.
Estado Presente
O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.
Os Centros de Referência das Juventudes representam a principal ação do Eixo de Proteção Social do Estado Presente. Com capacidade para atender a mais de 65 mil jovens por ano, os CRJs são espaços de integração e potencialização das juventudes
O Governo do Estado inaugurou o primeiro CRJ do Estado em Terra Vermelha, em Vila Velha, em setembro de 2021. Em dezembro de 2021, inaugurou o CRJ Feu Rosa, na Serra. Em março de 2022, foi inaugurado o CRJ Cachoeiro de Itapemirim, em Rubem Braga. Já em abril, foram inaugurados os CRJs Aracruz, no Centro do município, e São Mateus, no bairro Ayrton Senna, além de Guarapari, no bairro Kubischek.
Em junho de 2022, foram inaugurados os CRJs Linhares, Colatina, Novo Horizonte (Serra). Já em julho, foi a vez dos CRJs Território do Bem, São Pedro (ambos em Vitória) e Cariacica começarem os trabalhos. Em agosto, foi a vez do CRJ Flexal dar início ao trabalho em sua sede, localizada em Flexal II. O último CRJ inaugurado foi o São Torquato, em setembro de 2022.