Thursday, 09 de January de 2025
27 99902-4179
Política Escolas

Aprovado: Projeto de Lei que obriga escolas a terem câmeras de segurança

Projeto de Lei do deputado Alcântaro Filho foi aprovado pela Assembleia nesta segunda (3) prevê instalação de câmeras de segurança em áreas comuns como salas e pátios.

04/04/2023 10h45
Por: Redação O Diário Fonte: da redação
Deputado estadual Alcântaro Filho (Republicanos) defendeu a aprovação da matéria em sua fala.
Deputado estadual Alcântaro Filho (Republicanos) defendeu a aprovação da matéria em sua fala.

Visando garantir a segurança de alunos, professores e toda comunidade escolar, os deputados aprovaram o PL 206/2023, do deputado Alcântaro Filho (Republicanos), que prevê a instalação de câmeras de monitoramento de áudio e vídeo em unidades de ensino no Estado, a medida vale para escolas das redes pública e privada. Outra matéria correlata que foi aprovada no mesmo sentido e encabeçou a lista de projetos foi do deputado Capitão Assumção (PL).

Alcântaro destacou que seu projeto apesar de tratar sobre a mesma matéria, tem maior amplitude e busca contemplar tanto a rede pública quanto a privada de ensino.

Teremos câmeras com áudio e vídeo porque nos ambientes comuns das escolas teremos uma espécie de ‘VAR’ para preservar o direito, a segurança e a integridade física e moral dos professores e dos alunos. Se os professores sofrerem ameaças, a câmera vai flagrar. Se os alunos sofrerem bullying ou assédio, as câmeras vão detectar. (...) Vai proteger os professores, alunos e as famílias”, disse.

Outro argumento usado pelo deputado para aprovação da matéria, é que recentemente a Ales aprovou uma lei que autoriza o Governo do Estado a colocar câmeras de gravação no uniforme dos policiais penais para então garantir a segurança e transparência das ações dos profissionais que atuam nos presídios capixaba.

Se o intuito é dar transparência e eu concordo, não há porque não adotarmos essa medida que vai garantir a segurança dos nossos professores, alunos e toda comunidade escolar.”

O deputado lembrou que esses dispositivos não poderão ser utilizados em banheiros e vestiários de uso individual ou coletivo.

Após aprovada em plenário a Lei irá para a criação da redação final e em seguida deverá ser sancionada ou não pelo governador Renato Casagrande.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
SIMONEHá 2 anos AracruzSou funcionária pública em escola pública e recomendaria uma audiência com todos funcionários e pais de alunos para aprovarem uma lei de votação com proposta dos mesmos. Eu por exemplo gostaria que em todas as escolas estivessem portas giratória de detector de metais.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.