Com o mercado de trabalho em constante mudança e evolução, estar atualizado e bem qualificado é cada vez mais urgente. E o Senai ES tem os cursos ideais para quem quer estar conectado com as tendências e exigências do mundo profissional.
Ao todo, as unidades do Senai no Espírito Santo oferecem 12 opções de cursos na modalidade de ensino técnico, com aulas focadas no aprendizado prático, por meio de simulações e projetos pensados para solucionar os desafios reais da indústria. Todos eles desenvolvidos em laboratórios modernos.
No ano passado, os cursos líderes em procura no estado foram os técnicos em Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas e Eletrotécnica. Em 2020, a tendência é que os técnicos em Edificações, em Produção de Moda e em Qualidade sejam os mais demandados pelos capixabas.
O gerente de Novos Produtos e Inteligência de Mercado do Senai ES, Flavio Gustavo Rodrigues, fez uma análise do grande interesse por essas áreas. “Esses cursos são os que apresentam aos alunos egressos os melhores salários e a indústria sempre tem demanda de contratações para esses profissionais. Além disso, são cursos mais rápidos do que uma graduação, por exemplo. Em média, em 18 meses, o aluno terá uma formação técnica para conseguir uma inserção no mercado ou ganhar promoção no emprego atual”, avaliou.
Os cursos do Senai ES tem duração mínima de 18 meses e máxima de 24. Entre os diferenciais, também está uma grade curricular que prepara os alunos para lidarem com as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, tais como Internet das Coisas (iOT), Lean Manufacturing (manufatura enxuta), Big Data e Robótica, auxiliando-os no desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais.