Segurança nas escolas foi o tema escolhido para a primeira audiência pública da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente da Assembleia Legislativa (Ales). Aprovada por unanimidade em reunião extraordinária do colegiado nesta terça-feira (14), a reunião acontecerá no dia 29 de março em Coqueiral de Aracruz (Aracruz-ES).
A cidade foi escolhida simbolicamente devido aos ataques ocorridos em duas escolas locais, entre elas a Escola de Ensino Fundamental e Médio Primo Bitti, em novembro do ano passado, que deixou quatro mortos e outros 12 feridos.
Presidente da comissão e propositor da audiência, o deputado Alcântaro Filho (Republicanos) afirmou que, após o ocorrido, a sensação de segurança nas escolas nunca mais foi a mesma, e que o tema será pauta prioritária no início dos trabalhos desta legislatura. “Em todo o Estado do Espírito Santo, ela (a pauta) merece nossa total atenção. Nós dialogamos e comunicamos à população capixaba que nós, desta comissão, colocamos de forma simbólica esta pauta inicial, mostrando que ela terá toda a nossa atenção no decorrer dos nossos trabalhos”, destacou o presidente.
A deputada Camila Valadão (Psol), membro titular da comissão, parabenizou Alcântaro Filho pela proposta e prestou homenagem a uma das vítimas dos ataques. “Eu quero inclusive dedicar esta reunião à Selena, já que estamos na Comissão de Proteção à Infância, que foi a menina vítima dessa barbárie, dessa execução absurda na cidade de Aracruz”, recordou a deputada.
Além de relembrar as vítimas dos ataques, os parlamentares reafirmaram a função fiscalizadora do Legislativo estadual em relação ao tema. “Acredito ser importante até para que a gente possa acompanhar de perto o passo a passo do que tem sido feito pelo Estado, principalmente (...), para que não aconteçam novamente fatos como aquele”, ressaltou Vandinho Leite (PSDB), vice-presidente da comissão.
A reunião contou ainda com a presença dos suplentes Coronel Weliton (PTB) e Lucas Scaramussa (Podemos), além do deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia.
Reunião ordinária
O colegiado deliberou, ainda, que as reuniões ordinárias da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente acontecerão quinzenalmente, às terças-feiras, 13 horas, no Plenário Rui Barbosa.