Passamos por dias preocupantes recentemente devido ao grande nível de chuvas que assolou os municípios capixabas. Deixo minhas sinceras condolências aos municípios afetados e peço ao bom pai que conforte as vítimas e que sua misericórdia se estenda as famílias que tanto sofreram.
Mas para nós ibiraçuenses, é algo que muito nos preocupa, afinal, num passado não tão distante, tivemos a grande e desastrosa enchente de 2009. Na ocasião lembro que foram três dias que o comércio não abriu, foram retirados dos bairros um aproximado de 500 toneladas de lixos, faltou água para algumas comunidades, famílias não tinham o que comer, indiscutivelmente foi algo apocalíptico que fizemos naquela fatídica ocasião.
Mas depois desse lastimável ocorrido, lembro que medidas emergenciais foram tomadas, como a dragagem dos rios e a demolição das comportas da barragem. Algo que reflete positivamente até hoje, não recordo pós expressivos volumes de chuva posterior a isso que veio a causar danos físicos e morais aos ilustres cidadãos de ibirinha. São medidas como essa daquela gestão da época que precisam ser tomadas como referência a sanar todo e qualquer gap para que não venhamos a sofrer novamente. Nessas chuvas recentes que afetaram o Sul do Estado, resvalou aqui em Ibiraçu uma mescla de preocupação e ansiedade se sofreríamos também, afinal águas retornavam pelos bueiros de toda a cidade.
Mas qual será a causa disso? Será por falta de manutenção? Ou será que nós cidadãos não estamos tendo esse censo crítico de enxergar que pequenas atitudes como essa de jogar lixo na rua refletem negativamente quando menos esperamos e somos pegos de surpresa. Mas quer seja falta de manutenção ou reflexo de atitudes humanas, deixo aqui um dever de casa aos que pretendem entrar nessa roda gigante de uma gestão pública e colocar como plataforma de governo limpezas periódicas no sistema fluvial e pluviais de toda a cidade para que não venhamos perecer como perecemos em 2009.
Que sejamos assolados por boas políticas, por boas gestões e que venhamos usufruir de uma ibirinha digna a todos ibiraçuenses.