Na última sexta-feira 24, o desembargador Telêmaco Antunes de Abreu Filho proferiu uma decisão que afastou dois vereadores de Aracruz de seus mandatos. Os parlamentares Carlinhos Mathias e Cecéu do Morobá foram penalizados em razão de irregularidades do Partido Trabalhista Cristão (PTC) apontadas pela Justiça eleitoral na eleição de 2020 na cota de mulheres candidatas, conhecido como “candidaturas laranjas”.
Na primeira instância a justiça aceitou as alegações do Ministério Público Eleitoral e cassou os votos da chapa PTC o que levou a perda dos mandatos, os vereadores recorreram da decisão e se mantiveram no cargo por mais um período, no TRE a decisão foi mantida, porém sem afastamento imediato dos parlamentares.
Na sexta-feira a justiça proferiu uma liminar pedindo o imediato afastamento dos vereadores de seus cargos, mas a notificação só chegou a Câmara de Aracruz na tarde desta segunda-feira (27), a partir daí o presidente da Casa vereador Alexandre Manhães (Republicanos) não teve alternativa a não ser cumprir a decisão judicial. Os vereadores já não participaram da sessão que aconteceu nesta segunda-feira.
“Decisão judicial não se discute, se cumpre...” afirmou o presidente.
Sobre uma possível convocação de novos parlamentares que irão substituir a vaga deixada pelos parlamentares o presidente da Câmara informou que irá se manifestar oportunamente.