Wednesday, 01 de January de 2025
27 99902-4179
Cultura Conversa

Carnaval da zombaria

Com Rondilei Paixão

22/02/2023 15h17
Por: Redação O Diário Fonte: Diversas
Carnaval da zombaria

Depois de se exibirem, no ano de 2019, com um personagem fazendo papel de Jesus apanhando do diabo em plena avenida, a escola de samba paulista, Gaviões da Fiel, volta a dar o que falar no desfile do carnaval 2023.

Novamente, usando um assunto que tange a fé cristã, dessa vez, com o tema “Em nome do pai, do filho e dos espíritos dos santos“, a escola faz distorcida alusão à fala de Cristo, quando instruiu seus discípulos a pregarem o evangelho pelo mundo e batizarem as pessoas “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

A cena do estorvo, no entanto, fica por conta de sua musa, Sabrina Sato, vestida do grande dragão vermelho, que de acordo com a Bíblia Sagrada e reconhecidamente por cristãos e outras raízes religiosas, representa o diabo, inimigo número 1 de Jesus.o Salgueiro no RJ também exaltou figuras malignas.

A principal pergunta é: com tantos assuntos relevantes, referentes ao Brasil e ao mundo, porque utilizar algo tão sagrado para brincarem no sambódromo?

O carnaval é conhecido popularmente como “a festa da carne” - no latim, carnis levale (retirar a carne - pôr para fora e produzir todos os desejos carnais, para depois mortificá-la, durante os próximos 40 dias). No tocante a isso, não se misturam as coisas de natureza carnal com as de cunho espiritual.

Não se trata de extremismo, e sim, de cobrança por respeito, pois, podemos até ter outra fé, credo religioso e até desacreditar da crença alheia, porém, temos que respeitá-la.

Há quem diga que não tem nada a ver, que isso é ousadia lícita, mas, já que são tão ousados e acham que não tem nada a ver, será que os envolvidos teriam a mesma ousadia, para, nos próximos anos, usarem, no mesmo tom, algo ligado à fé muçulmana?

Não, né? Eles sabem com quem mexem... Aliais, pensam que sabem, porque, na verdade, estão mexendo com Deus, o Ser Supremo, e com Ele não se brinca.

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
JacquelineHá 2 anos Guanabara paraibaInfelizmente não sabem msm com quem estão mexendo, de uma coisa eu sei Deus é amor mais tbm é fogo consumidor.
MateusHá 2 anos Serra - ESPonto. Eles podem zombar tranquilamente pq isso, é "liberdade de expressão", segundo os mesmo. Agora, vai falar expressar uma opinião que seja contrária ao pensamento dos mesmos. No mínimo, seremos taxados de extremistas, preconceituosos e por aí vai, isso se n tiver um processo na história. Ademais, tudo isso tá sendo anotado e no grande dia, a conta vai chegar.
Anselmo Há 2 anos Serra -ES Não há nenhuma necessidade dessa reverência ao mal. Essas figuras apresentadas por quase todas as escolas de samba durante os desfiles representam aquilo que realmente é.
Elha Cláudia Lourenço Há 2 anos Serra ESSão cenas pesadas e carregadas. Não vi arte nem alegria, em nenhuma das manifestações de cunho religioso nesses carnavais.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.