Na noite desta quinta-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial de 3 dias pela morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. A medida consta em um decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
O Rei do Futebol estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 29 de novembro, para reavaliação da quimioterapia de um tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória. O ex-craque já não vinha mais respondendo ao tratamento, chegou a ser sedado de forma paliativa, e não resistiu.
O hospital divulgou um boletim médico na tarde desta quinta (29), informando que a morte ocorreu às 15h27 “em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”.
Em suas redes sociais, Bolsonaro lamentou a morte e disse que Pelé “levou o nome do Brasil para o mundo”.
– Com pesar o passamento de um homem, que pelo futebol, levou o nome do Brasil para o mundo. Transformou o futebol em arte e alegria. Que Deus conforte sua família e que o acolha na sua infinita misericórdia – escreveu.