Nesta segunda-feira, último dia do prazo para que os eleitos que participaram das disputas na eleições de outubro se encerrou, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) diplomou os vencedores dos cargos de deputado estadual, federal, senador e governador.
Em uma disputada solenidade eles receberam o diploma que confirma suas respectivas vitórias. O ato também encerra a participação da Justiça Eleitoral no processo eleitoral, agora resta apenas a posse dos eleitos, mas essa atividade já passa a ser de responsabilidade de cada um dos poderes em que os eleitos assumirão em 2023.
No caso do governador reeleito Renato Casagrande (PSB) e se vice Ricardo Ferraço (PSDB), a posse será no próximo dia 1º de janeiro e vai acontecer pela manhã na Assembleia Legislativa.
Para os deputados estaduais e federais, assim como senador eleitos só tomam posse em seus cargos em 1º de fevereiro do ano que vem.
Representando Aracruz, Ibiraçu, João Neiva e Fundão Alcântaro Filho (Republicanos), se torna o único deputado na região a partir de fevereiro. Lucas Scaramussa (PL) é de Linhares e Serginho Menegueli (Republicanos) é de Colatina.
Alcântaro agradeceu nas redes sociais a oportunidade e prometeu muito trabalho para corresponder à confiança do eleitor.