O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Erick Musso (Republicanos), inaugurou nesta quarta-feira (14) um espaço reservado para os líderes comunitários. A sala, estruturada com computador e uma mesa de reuniões, recebeu o nome do ex-governador Albuíno Azeredo. A inauguração contou com a presença de familiares de Albuíno, líderes comunitários de vários bairros do Estado e de servidores do Poder Legislativo.
Na ocasião, também foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Assembleia Legislativa e a Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo (Famopes). O termo tem por objetivo estabelecer a cooperação técnica e o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências entre o parlamento capixaba e a Famopes.
Musso destacou o trabalho do líder comunitário, agente que conhece in loco as prioridades dos bairros e vivencia as dores mais urgentes da população. Ressaltou ainda que os líderes ajudam a melhorar a gestão dos bairros e que a sala poderá ajudar a dar mais celeridade às demandas do povo.
“Além de ser uma justa homenagem à memória do ex-governador Albuíno Azeredo, por tudo que ele prestou de serviço à população capixaba, a estrutura mostra o quanto os líderes comunitários são importantes para nosso Estado. Política não se faz só olhado para os grandes, mas também para quem está na ponta e quem mais precisa”, falou.
Erick evidenciou os serviços criados em sua gestão no Espaço Assembleia Cidadã, como o Procon Ales, Procuradoria da Mulher, Delegacia do Consumidor, Defensoria Pública, Núcleo do Terceiro Setor, Posto de Identificação da Polícia Civil, entre outros. Também lembrou da inauguração da Sala do Vereador, em 2019. “Os líderes comunitários e os vereadores trabalham para suas comunidades e buscam recursos para melhorar a vida das pessoas. Eles merecem respeito, merecem apoio. O Espírito Santo tem que entender que o Poder Legislativo, que representa o coletivo de desejo da população, precisa estar realmente aberto para todos. O que pode parecer uma simples sala, tem um simbolismo imensurável”, falou.