Assim como uma nuvem que muda o tempo todo, até o fechamento da votação a eleição de presidência da Câmara de Aracruz está mudando toda hora. Aquela conversa sobre Vilson Jaguareté (PT), já não é bem assim, apesar do nome dele ainda continuar no páreo. Porém, Léo Pereira (União), Marcelo Nena (PSD), Carlito Candinho (SDD) e Adriana Guimarães (Republicanos) estão no bolo. Vamos lá; o índio Vilson tem perfil e de fato o executivo tem uma “dívida” em aberto com os caciques, mas apuramos que para Dr. Coutinho (PP) e Jeesala representa um grupo instável, e não é isso que o executivo precisa a essa altura. Léo Pereira não está conseguindo se viabilizar entre os colegas, caso seja o escolhido, o esforço do executivo seria muito grande, aumentar a fatura com os vereadores agora nem pensar. Nena está desgastado entre os pares após alguns episódios recentes, com isso, ficou pesado sustentar no nome na disputa. Adriana seria uma incógnita, conhecida por ser temperamental, se elegeu no palanque contrário ao prefeito e começou o mandato declarando guerra, mas não foi longe e também se abrigou no ninho de Coutinho, desde que isso ocorreu, virou uma leoa para defender a administração, parece até líder do prefeito no plenário. Jeesala tem boa relação com a vereadora, mas será que confia? Quem aparece na bolsa de apostas como queridinho do momento é Candinho, nos bastidores o trabalho está sendo moldado para tentar emplacar o nome que seria mais subserviente aos caprichos do executivo, nada muito diferente do atual presidente Lula. Candinho não representaria risco nenhum e seria o velho e bom “pau-mandado” do prefeito. Na articulação inclui-se até empresários conhecidos por “patrocinarem” algumas campanhas de seus pares, além da ex-vereadora Mônica Cordeiro, eles contam neste bloco com o vice-prefeito Beto Vieira (PP), mas a Câmara teria de enfrentar todas as consequências da escolha caso seja essa, Candinho tem histórico de problemas, desde a nomeação de sua ex-mulher em seu gabinete, ele também teria uma máquina em aluguel com a S.A Ambiental, empresa contratada da PMA, sem falar no tal caso do Pix de uma transferência que ainda está sendo apurado pelo MPES. Se for o escolhido vai ter que dar algumas respostas em... Será que o prefeito e os vereadores vão comprar esse barulho? Como diria o Galvão...Haja coração amigo!
Na pressão vai...
Depois de muita pressão e cobranças do deputado eleito Alcântaro Filho (Republicanos), e um parecer do Tribunal de Contas do ES a PMA enviou um Projeto de Lei para a Câmara para finalmente subsidiar 25% do valor da Taxa de Lixo. Haverá mudança também no formato da cobrança que deverá ser embutida junto ao talão de água dos contribuintes. Agora é ficar de olho para ver se estes descontos representarão de fato um alívio ou se será aplicada o truque usado em parte do comércio na “Black-Friday” tudo pela metade do dobro. Vai vendo!
Chuvas
Andar pelas ruas de Aracruz em alguns trechos está simplesmente terrível, a subida do Bela Vista por exemplo, está parecendo a superfície da Lua. Em outros trechos o motorista deve ficar atento pois as crateras estão submersas pelas águas ou atrás de quebra-molas. Sim... a chuva é culpada, mas um paliativo pode ser feito né pessoal.
Responsabilidade
O presidente da Assembleia Legislativa Erick Musso (Republicanos) liderou e conduziu a aprovação do Projeto de Lei que vai beneficiar as pessoas atingidas pelas fortes chuvas no ES. O “Cartão Reconstrução ES” pagará até R$ 3 mil em parcela única. Para receber o benefício os capixabas deverão estar inscritos no CadÚnico do Governo Federal.