O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Erick Musso, em nome de todos os parlamentares da Casa, decretou, nesta sexta-feira (25), luto oficial de três dias em decorrência dos ataques a duas escolas que deixaram mortos e feridos em Aracruz. O ato vai ser publicado em uma edição extraordinária do Diário do Poder Legislativo desta sexta.
Os disparos aconteceram por volta das 9h30 da manhã na Escola Estadual Primo Bitti e em uma escola particular na mesma via que fica em Praia de Coqueiral, 22 km do centro da cidade. Aracruz, onde o ataque aconteceu, fica a 85 km ao norte da capital.
Em suas redes sociais, o presidente Erick, que é de Aracruz e já foi aluno da escola escola particular que foi alvo dos ataques, disse que está acompanhando as apurações do crime de perto, junto ao governador, e se solidarizou com as famílias das vítimas. “Minha solidariedade às famílias que sofreram fortemente com os ataques covardes à escola estadual Primo Bitti e da escola particular. Aos familiares que perderam seus entes queridos meu sincero pesar. Muita força a todos vocês. Que o responsável responda com o rigor da Justiça”, disse em uma rede de mensagem.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o autor dos disparos, já foi aluno da escola estadual Primo Bitti, invadiu a sua escola com uma pistola e fez vários disparos assim que entrou no estabelecimento de ensino. Depois, foi até a sala dos professores e fez novos disparos. Na unidade, dois professores foram mortos.
Na sequência, o atirador deixou o local em um carro e seguiu para a escola particular Centro Educacional Praia de Coqueiral, que fica na região. Na unidade, uma pessoa foi morta. A vítima fatal é uma aluna.
Segundo os dados do Censo Escolar de 2021, a escola Primo Bitti tem cerca de 500 alunos matriculados.