Um mal-estar está rondando os bastidores da relação entre a prefeitura de Aracruz e a Câmara Municipal. Entenda, em recente evento da prefeitura a “família real” que está tentando viabilizar o nome da super-secretária e filha de Dr. Coutinho (PP), Jeesala Coutinho, esposa do ex-prefeito Marcelo Coelho (PP) como possível sucessora do “trono” de seu pai (bem típico de monarquias mesmo). Mas no meio do caminho tem a eleição da presidência da Câmara, uma boa parte dos vereadores esperam usar este fato como catapulta para ir mais longe. Normal num processo político, sim... Mas quando se tem muita gente disputando na base o mesmo espaço, a habilidade do gestor precisa ser ainda maior. Aí é entra outro detalhe, a sobrinha do prefeito e prima da super-secretária vereadora Etienne Coutinho (Cidadania), almeja essa presidência, bom, nem precisa falar que está dando o que falar... Mas o trunfo usado pela vereadora não é fraco, em recente evento ela deixou escapar nos bastidores que pretende colocar o nome para a disputa também como prefeita em 2024, isso atrapalharia e muito, o projeto de Jeesala... Nem precisa ser muito especialista para saber o que pode ter que ser negociado para acomodar tudo no mesmo bloco né? E olha que a vereadora tem fama de ser jogo duro com o tio em... Vai vendo!
Diálogo em João Neiva sobre o futuro
O deputado eleito Alcântaro Filho (Republicanos) esteve em João Neiva e se reuniu com o ex-prefeito Peruchi, o atual vice-prefeito Renan Patuzzo (PSDB), e os empresários Edízio Tonon e Fernando Bravo. Foi o primeiro encontro com o grupo que fechou questão e apoiou o agora deputado a vencer a eleição estadual. Na ocasião, Alcântaro foi o segundo nome mais lembrado pela população de João Neiva nas urnas. Apuramos que dentre tantas conversas, não poderia faltar as eleições de 2024, com isso, o agora deputado deve ajudar a construir uma aliança forte para a próxima disputa municipal.
Ainda sobre a Câmara de Aracruz
O Portal da Transparência está suspenso justamente na parte em que se mostra o detalhamento das diárias recebidas pelos vereadores para saídas do município. Mas antes do portal ficar suspenso e com mensagem de manutenção, apuramos que o campeão de diárias é justamente o presidente da Casa vereador Lula (DC), a maioria delas para a capital. Um vereador consultado por nossa reportagem que pediu para ser preservado reclamou e disse que ir a Vitória não precisaria receber diária, menos ainda porque geralmente o presidente vai com o carro e a gasolina da Câmara. Questionado se poderia mudar o regimento para evitar isso, o vereador disse ser muito difícil. Se é feito é porque existe a brecha na lei, cabe a Casa olhar mais para sí e não deixar coisas deste tipo extrapolarem. Já basta uma reforma misteriosa que foi contratada sem licitação por Ata e pouco se viu, um contrato que girou em torno de R$ 3 milhões. Acordem vereadores!
Fumaça
No cenário Nacional a pauta agora é o pedido de anulação das eleições pelo PL, partido do presidente derrotado Bolsonaro. Especialistas apontam ser muito difícil isso acontecer, mas a estratégia do partido é gerar o fato ao menos para ficar registrado na história a contestação formal. Com o STF e o TSE agindo como estão, a chance de um pedido deste prosperar é a mesma de alguém conseguir os números da Mega-Sena de primeira.