O feriado da Proclamação da República nesta terça-feira (15), marca o 15° dia de manifestações ao redor do Brasil contra o resultado do pleito e a favor da liberdade. Em Brasília, pessoas estão acampadas em frente ao Quartel General do Exército, numa área chamada Setor Militar Urbano, desde 0 dia 30 de outubro, mas neste feriado, o número de adeptos aumentou consideravelmente.
A Secretaria de Segurança Pública de Brasília restringiu o trânsito na Esplanada dos Ministérios. As manifestações em Brasília sempre foram mais comuns na Esplanada dos Ministérios e no Congresso Nacional, mas este movimento se difere dos outros por se concentrar nas áreas militares.
O governo do Distrito Federal também impediu o acesso de pedestres à Praça dos Três Poderes, onde fica a sede do Supremo Tribunal Federal (STF). Nas redes sociais circulam vários vídeos com registros da manifestações pacíficas.
Em São Paulo, manifestantes se concentram em frente ao Comando Militar no Ibirabuerpa. Em Criciúma, Santa Catarina, as pessoas sairam de casa no feriado para protestar em frente ao 28° Grupo de Artilharia de Campanha (28º GAC). Em Curitiba, a concentração ocorre em frente ao Quartel General do Exército em Pinheirinho. Em Belo Horizonte e Recife e no Rio Grande do Sul também há grandes ajundamentos. Em todos eles, o pedido é unânime: “Forças Armadas, Salvem o Brasil”.