O ex-deputado José Genoino foi entrevistado pelo canal Diário do Centro do Mundo (DCM), ligado à esquerda, e foi questionado pela apresentadora sobre como o governo Lula pretende tratar com as igrejas evangélicas.
A entrevistadora Sara Vivacqua chamou as igrejas neopentecostais de “máquinas de lavagem cerebral” e de “quinto poder” e questionou se não é preciso regular as igrejas.
A resposta do petista, que foi preso pelo processo do mensalão, foi de falar sobre o fim da isenção de impostos para as igrejas, de trabalhar na base para mudar a posição dos fiéis e então tratar com os líderes.
– Com relação a essas igrejas nós precisamos atuar de baixo para cima e não repetir o erro que cometemos quando governamos, de atuar com as cúpulas – disse Genoino.
Ele declarou ainda que é preciso ter muita habilidade para que o governo Lula não seja acusado de perseguir os cristãos.
– Nós vamos ter que atuar com muita habilidade para que eles não digam que nós estamos perseguindo as igrejas. (…) Eles querem fazer o maniqueísmo da guerra santa. Nós vamos ter que fazer uma batalha no plano das ideias para só depois chegar aos finalmentes – completou.