Friday, 10 de January de 2025
27 99902-4179
Política Eleições 2022

Moraes suspende investigações sobre institutos de pesquisa

Ministro entendeu que houve "usurpação da competência" da Justiça Eleitoral

14/10/2022 08h13
Por: Redação O Diário Fonte: PNews
Ministro Alexandre de Moraes tem sido alvo de crítcas por ativismo judicial e perseguição.
Ministro Alexandre de Moraes tem sido alvo de crítcas por ativismo judicial e perseguição.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, tornou sem efeito as investigações abertas por determinação do Ministério da Justiça e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre os institutos de pesquisa eleitoral.

Em despacho assinado nesta quinta-feira (13), Moraes disse que houve “usurpação da competência” da Justiça Eleitoral, que na avaliação do ministro teria a atribuição para instaurar eventual investigação.

O presidente do TSE disse ainda que os procedimentos foram “açodados” e “parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral” do presidente Jair Bolsonaro (PL), o que segundo Moraes poderia caracterizar desvio de finalidade e abuso de poder das autoridades que determinaram as apurações.

– Patente, portanto, a competência desta Corte Eleitoral para, no exercício de seu poder de polícia, disciplinado no art. 23 do Código Eleitoral, fazer cessar as indevidas determinações realizadas por órgãos incompetentes e com indicativos de abuso de poder político e desvio de finalidade – escreveu.

O ministro ainda determinou que a Corregedoria-Geral Eleitoral e a Procuradoria-Geral Eleitoral apurem se houve abuso de autoridade e abuso de poder político no uso de órgãos administrativos para favorecer a candidatura de Bolsonaro.

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
FATINHACUNHAHá 2 anos Governador Valadares/MGAcredito que eu tenha que estudar a constituição novamente, ou seja voltar novamente aos bancos da faculdade pois recentemente os ministros do STF tem tomado decisões contrárias com o que aprendi com mestres universitários e mesmo nos livros do próprio ministro presidente do STF. Muito triste vem se tornando a instituição judiciária no Brasil.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.