O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) reprovou a postura do ex-presidente do Partido Novo, João Amoêdo, nestas eleições. O parlamentar cobrou uma posição clara do fundador da legenda em relação ao ex-presidente Lula (PT) e pontuou que as recentes declarações de Amoêdo têm ajudado a candidatura petista.
Segundo Van Hattem, Amoêdo faz constantes críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao próprio candidato do Novo no primeiro turno, Felipe D’ávilla, mas não tem se posicionado contra Lula.
– Você não fez UMA menção de apoio a Felipe D’ávilla, do nosso Partido Novo, no 1º turno, só o criticou. Critica muito Bolsonaro mas faz um mês que não fala do Lula. Além de ajudar o ex-presidiário na campanha, vai votar no PT? Você adora cobrar posição dos outros: e a sua agora?
A declaração de Van Hattem ocorreu nos comentários de uma publicação de Amoêdo no Twitter, na qual o ex-candidato à Presidência em 2018 contrariou a ideia do governo de aumentar o número de ministros no STF.
– A proposta de aliados do governo de aumentar o número de ministros do STF é um risco grave para a independência dos Poderes. Bolsonaro, se reeleito, indicaria a maioria da Corte. Este foi um dos passos de Hugo Chávez para transformar a Venezuela em uma autocracia – avaliou Amoêdo.