Wednesday, 01 de January de 2025
27 99902-4179
Cultura Conversa

Despreparados

Com Rondilei Paixão

21/09/2022 08h18
Por: Redação O Diário Fonte: Diversas
Despreparados

Acompanhado algumas entrevistas e programas de propaganda eleitoral gratuita na televisão por alguns estados brasileiros, tenho observado grande deficiência no conhecimento teórico de diversos candidatos às vagas de deputados estaduais, federais e até ao governo de alguns estados.

Candidatos que falam coisa com coisa, outros que não sabem sequer responder uma simples pergunta de um eleitor, fazem-me acreditar que o despreparo é grande.

Os cargos políticos (vereador, prefeito, deputados, etc.), são cargos públicos, assim como os cargos dos demais servidores, com uma diferença: são laborações eletivas, e não efetivas, celetistas ou contrato, como as dos demais servidores (fixos).

Quando um sujeito presta concurso público, por exemplo, para professor de alguma disciplina, fazendo a prova, ao alcançar o objetivo (classificação) e ser chamado para ocupar a vaga, um dos principais documentos pedidos, é o diploma, certificando que aquela pessoa realmente está licenciada e preparada para ocupar aquele cargo. Caso não apresente, perderá a vaga. Baseado nisto, por que para ocupar uma vaga nos cargos públicos eletivos, antes ou após as eleições, o sujeito não precisa desse importante requisito que comprova seu conhecimento teórico na política?

De acordo com TRE-MS, além da maioridade, “Para poder investir candidatura a pessoa precisa ter nacionalidade brasileira ou ser naturalizado; estar em pleno exercício dos direitos políticos; estar alistado na Justiça Eleitoral; ter domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano antes do pleito e ser filiado a um partido político também há pelo menos um ano antes da eleição.    

Talvez isso responda certas interrogações desfavoráveis ao povo, já que são eles que fazem os projetos, aprovam e desaprovam. Para manutenção disso, quanto mais analfabetos políticos na política, melhor para eles.

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Jacqueline Há 2 anos Guarabira E verdade infelizmente tem muitos políticos que nem sabe conversar fala o que quer e o povo acredita. Ta como exemplo a ex presidente Dilma foi uma vergonha a mulher não sabia nem o que dizia
WARLEY MOREIRA VELOSOHá 2 anos VitóriaTudo querendo dinheiro fácil meu amigo ,
Anselmo Há 2 anos Serra -ES A metade é tecnicamente despreparada e a outra metade é mal intensionada, essa é a formação da política nossa. Quando alguém se destaca com preparo eboas intenções é ceifado sumariamente. É isso.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.