Geralmente, quando ouvimos falar de hospital, logo, o que remete ao nosso pensamento como profissional desse ambiente, é um/a médico/a. Pois bem, quando conhecemos na prática a estrutura humana desse local, mudamos um pouco o conceito do nosso pensamento, pois, além de médicos, existem outros importantes profissionais que fazem com que o trabalho da esfera hospitalar funcione corretamente. A saber, enfermeiros, técnicos e auxiliares em geral, fisioterapeutas, assistentes sociais, seguranças, entre outros.
Depois de passar uma semana internado em um hospital de Vitória/ES, tenho propriedade prática para afirmar que enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, são peças fundamentais para o andamento do serviço e melhoramento de um paciente, pois, o sujeito hospitalizado passa muito mais tempo com eles (enfermeiros), do que com os médicos. Esses profissionais têm laborações árduas e praticamente não param. Além da medicação, é banho, transporte interno de pacientes, atenção, entre outros afazeres que fazem desses profissionais, verdadeiras engrenagens na máquina chamada Saúde.
Finalizando, impressiono-me saber que existem pessoas contrárias à Lei 14.434/2022, que institui, de forma mais justa, o piso salarial nacional da enfermagem, técnico e auxiliar.
A todos os profissionais da saúde, especialmente dessa bonita e importante área da enfermagem, meu respeito e admiração, principalmente aos que atuam no Hospital Central de Vitória, por onde passei.
Portanto, valorize seu médico, mas não deixe de valorizar também seus enfermeiros e demais profissionais que trabalham em prol do melhoramento da sua saúde.