A 2ª Vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões da Comarca de Aracruz realizou, na última semana, um mutirão de conciliação de família, com a participação de 141 processos. Ações como essa já eram feitas, porém, com a pandemia, observou-se a necessidade de realizá-las com mais frequência, devido aos processos que ficaram prejudicados.
A pauta concentrada alcançou 79,3 % de acordos. Nesses casos, os processos são resolvidos imediatamente, numa construção colaborativa entre as partes com o apoio de uma pessoa neutra e imparcial que auxilia o diálogo. Assim, os autos são arquivados logo após o trânsito em julgado.
O mutirão, organizado pela juíza Ana Flávia Melo Vello Miguel, contou com o apoio do juiz aposentado José Machado de Souza, da representante do Ministério Público, promotora Carina Jovita de Sá Santos Bittencourt e do defensor público André Monjardim Valls Piccin.
A próxima ação de conciliação da 2ª Vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões da Comarca de Aracruz já está marcada para ocorrer de 25 a 27 de outubro.