Os 51 vereadores do Rio de Janeiro terão direito a carros alugados blindados. A resolução, publicada nesta quarta-feira (3) no Diário Oficial, cria a verba de Representação de Gabinete para custear a locação dos veículos.
A Câmara de Vereadores do Rio pagará a cada parlamentar R$ 7,7 mil por mês, o mesmo valor cobrado pela empresa vencedora de uma licitação que já aluga seis carros blindados para o Parlamento carioca. A princípio, a nova verba terá duração de seis meses. Dessa forma, a Casa gastará R$ 2,5 milhões com o projeto.
O presidente da Câmara Municipal, Carlo Caiado (sem partido), afirma que seguiu uma recomendação da Diretoria de Segurança da Casa, após “os fatos amplamente noticiados referentes a atentados sofridos recentemente por parlamentares desta Casa”.
Caiado faz referência a “onda” de assaltos contra os parlamentares. Nos últimos dois meses, por exemplo, ao menos três vereadores tiveram carros atingidos por disparos.
Luciano Vieira (PL) passava por uma rua perto do Complexo da Pedreira quando dois homens em uma moto mandaram ele parar. Dois tiros acertaram o carro, que já era blindado, e ele não se feriu. Verônica Costa (PL) foi vítima de uma tentativa de assalto em Fazenda Botafogo, na Zona Norte, mas o automóvel também era blindado e não houve feridos.
Em outra situação, bandidos tentaram roubar o carro da vereadora Rosa Fernandes (PSC), só que o veículo também era blindado e cedido pela Câmara, visto que Rosa integra o Conselho de Ética que investiga denúncias contra o vereador Gabriel Monteiro (PL).
Apesar de a Câmara chamar os casos de atentados, a polícia investiga os três como tentativas de assalto.