O vereador e presidente da Câmara de Aracruz Lula (DC), bem que tentou e até se movimentou para viabilizar seu nome na disputa para uma vaga na Assembleia Legislativa neste ano, mas foi retirado antes mesmo do início da corrida por forças alheias a sua vontade.
Lula que é aliado do prefeito Dr. Coutinho e do seu vice Beto Vieira que irá participar da disputa pelo PP como candidato apoiado pela administração, inicialmente ele não tinha cedido as investidas que recebeu nos últimos dias e manteve até então, seu nome na disputa.
Como não houve desistência por conta própria por parte de Lula que ensaiou uma aliança com Givaldo Vieira (PSB), e temendo uma divisão dos votos que sairiam de uma mesma base eleitoral, o PP fez um movimento por cima que culminou com a retirada do nome de Lula da disputa em outubro próximo. Na teoria Lula teria desistido, mas nos bastidores sabe-se que não lhe restou alternativa.
Acordão
Como consolo outro movimento está sendo gestado para que Lula não saia de mãos vazias, uma possibilidade dele continuar como presidente da Câmara de Aracruz. Atualmente o regimento interno da Câmara não permite a reeleição de presidente, mas um acordo estaria sendo costurado para que seja modificada a regra e isso possa ocorrer.
A movimentação seria patrocinada pelo prefeito que tem em suas mãos a maioria dos vereadores na Câmara, com isso a aprovação da mudança não seria um problema no plenário.
Entenda
Nos bastidores o PP partido liderado em Aracruz pelo ex-prefeito Marcelo Coelho até tinha declarado segundo Lula, apoio ao seu projeto, mas com Beto Vieira do mesmo partido de Coelho na disputa a situação ficou insustentável para Lula. Com isso, para evitar desgaste junto ao aliado, forças do PP acima de Aracruz se movimentaram e assumiram o protagonismo da decisão que retirou Lula do páreo.
Procuramos o presidente da Câmara vereador Lula para se manifestar sobre a retirada de seu nome da disputa, mas até o fechamento desta matéria não tivemos retorno.