Liderado pelo Conspar (Conselho Popular de Aracruz) e apoiado pelo Pro-Voc Aracruz, o abaixo assinado que reuniu mais de 10 mil assinaturas em todo município contra a Taxa do Lixo, recebeu um retorno do prefeito de Aracruz na tarde desta quarta-feira (08).
Na resposta enviada ao Conspar, a prefeitura disse que as demandas apresentadas foram encaminhadas para a Procuradoria Geral do Município para avaliação.
Entretanto não houve nenhuma posição se vai ou não ser revista a taxação aos moradores de Aracruz. Mesmo com todo desgaste gerado pela implementação da nova taxa que irá onerar o bolso do cidadão, a única medida efetiva até o momento é a prorrogação mais uma vez do prazo de vencimento, que foi postergado para o dia 15 de junho próximo.
Caso nenhuma medida seja tomada até a data programada para o pagamento, o Conspar deverá buscar outra forma de sensibilizar a administração de Aracruz, pelo menos buscar uma nova prorrogação para que o tema seja amplamente discutido junto a população.
O que pede o Conspar?
1) Seja elaborado Projeto de Lei instituindo subsídio/subvenção e uma nova forma de cálculo, capaz de reduzir em pelo menos 80% o atual valor da Taxa de Lixo;
2) Seja promovida REUNIÃO ou AUDIÊNCIA PÚBLICA para debater o projeto proposto, preferencialmente na sede do CONSPAR, com a presença do Prefeito Municipal;
3) Seja promovida a suspensão da cobrança da Taxa de Lixo, até que se alcance minimamente o equilíbrio jurídico-econômico, esperado pela população.