Neste fim de semana o jornalista repórter e apresentador da TV Vitória afiliada Record TV no ES Michel Bermudes fez um vídeo onde denunciou o descaso que a prefeitura de Aracruz está tendo com a preservação e cuidado com os cemitérios da Cidade.
No vídeo o jornalista que é nascido em Aracruz e faz questão de destacar isso, entra no principal cemitério de Aracruz o São João Batista, que fica Centro. Ele busca por alguém que esteja no local, mas não encontra, na sequência Michel mostra alguns túmulos que foram depredados e tiveram peças de bronze roubadas, inclusive de sua família.
O jornalista demonstra grande indignação com a situação e cobra providências da gestão pública, em tom irônico ele lembra que o município é rico e que recentemente os vereadores aprovaram ticket alimentação para si próprios.
“Bandidos vagabundo estão entrando aqui e estão roubando as peças de bronze onde ficam as fotos das famílias, crucifixos. Fizeram verdadeiras limpas em alguns vandalizaram mesmo.” Desabafou o apresentador.
O jornalista segue mostrando outras sepulturas onde os bandidos já levaram as peças de bronze, revoltado ele mostra o túmulo da família onde marginais levaram todas as placas de identificação e crucifixo que havia no local e restando apenas uma de seu falecido tio.
Buscamos a Prefeitura de Aracruz para se posicionar sobre a denúncia que ganhou as redes sociais.
A Prefeitura de Aracruz informou que os 17 cemitérios municipais ficam abertos para visitação de segunda a domingo, das 7h às 17h, e fechados após esse horário. Durante a semana, os locais contam com a presença dos coveiros, além da equipe da guarda patrimonial que faz rondas todos os dias em horários alternados. Na última semana, a administração iniciou o reforço da segurança com a instalação de câmeras de videomonitoramento nos cemitério São João Batista, Jardim da Colina e do bairro Itaputera.
Segundo a prefeitura conforme vem sendo divulgado pela imprensa estadual e nacional, e não diferente no município de Aracruz, diversos cemitérios estão registrando casos de vandalismo e roubos.