Na edição do noticiário CNN 360°, a CNN Brasil divulgou a última pesquisa eleitoral realizada pela Quaest de forma tendenciosa, como apontou Carlos Bolsonaro (Republicanos), vereador do Rio de Janeiro e filho do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ao mostrar o desempenho dos presidenciáveis em cada região do Brasil, o noticiário optou por deixar o nome do ex-presidente Lula em primeiro na tabela, independentemente de sua porcentagem. De acordo com a pesquisa, Bolsonaro lidera em duas regiões: Sul e Norte.
Na Região Sul, Bolsonaro detém 44% das intenções de votos, contra 32% de Lula. Na Região Sul, Bolsonaro possui 41% contra 31% do petista.
A suposta manipulação foi apontada primeiramente pelo perfil Te Atualizei e posteriormente compartilhada por Carlos Bolsonaro, que disse se tratar de um “truque de semiótica”.
– Mais um truque diário de semiótica: o arranjo da mensagem de tal maneira que isso se transforma numa mensagem subliminar positiva ou negativa dependendo do alvo. Nada disso é sem querer! Tem método, objetivo e muita fome do erário! – escreveu o parlamentar.