Com características especiais que atraem tanto turistas como empreendedores do mundo todo, Aracruz cresce a cada dia e ganha papel de destaque na economia do Espírito Santo e do Brasil.
Criada em 3 de abril de 1848 ainda com nome de Santa Cruz, teve sua sede primeiro na Vila de Santa Cruz, até que em 1948 seria aprovada pela Câmara Municipal a transferência de localidade da sede do município.
De lá pra cá vários nomes passaram pela gestão e deram sua contribuição, alguns mais outros nem tanto, mas a história se encarrega de dar o devido espaço e lembrança de acordo com os atos de cada gestor.
A política aracruzense tem ocupado importante espaço negativo ao longo dos últimos tempos, indo de prisões de autoridades por envolvimento com corrupção, a domínio predominante de uma só família no comando da cidade como nos tempos do império.
Tempos atuais
Atualmente a prefeitura de Aracruz está sob domínio da família Coutinho, que venceu a última eleição municipal por uma margem de apenas 162 votos.
O prefeito Dr. Coutinho (PP) estabeleceu uma linha administrativa que privilegia seus familiares em cargos importantes de comando, assim as nomeações de parentes chegam a seis nomes, sem contar o do próprio chefe do executivo municipal. São sobrinhos, esposa, filha e o cunhado da filha que ocupam posições estratégicas na máquina pública.
Recentemente a prefeitura anunciou um pacote de investimentos de R$ 500 milhões em obras, um grande evento foi montado para o anúncio, porém o midiático chamamento parece não ter convencido a população que desconfia do alto número apresentado ao público. Basicamente o auditório onde foi realizado o evento contou com a presença de servidores comissionados, que de alguma forma se viram pressionados a comparecerem para dar volume ao evento, além dos vereadores aliados do prefeito.
Muitas promessas e confetes jogados na administração que apesar dos esforços, enfrenta uma rejeição enorme da população de Aracruz.
Curiosidades
Localizado no litoral norte capixaba, o município de Aracruz iniciou-se como um aldeamento jesuíta denominado Aldeia Nova, à margem do rio Piraqueaçu, em 1556. No decorrer de sua formação, o município teve diversos nomes como Santa Cruz, Sauaçu e por fim, Aracruz.
Durante o período colonial e império a região não teve um papel de muita importância tanto na política quanto na econômica do Espírito Santo.
A transposição da sede, foi feita com o intuito de unir os vários distritos, dado que a nova sede encontrava-se estrategicamente localizada no meio do município.