Tuesday, 07 de January de 2025
27 99902-4179
Cidades Turbulência

Medo de CPI em Aracruz faz gestão Coutinho entrar em crise

Após vereadores anunciarem uma possível reabertura da CPI do Lixo a administração está se mexendo para tentar abafar a movimentação.

11/03/2022 09h02 Atualizada há 3 anos
Por: Redação O Diário Fonte: da redação
Prefeito de Aracruz Dr. Coutinho (Cidadania) está com dificuldades para manter o controle da administração.
Prefeito de Aracruz Dr. Coutinho (Cidadania) está com dificuldades para manter o controle da administração.

Faz pouco mais de um ano que a nova administração assumiu a gestão da prefeitura de Aracruz, mas a contar pelos problemas parece que nada mudou e tudo continua como antes.

Na semana passada vereadores anunciaram a possibilidade da reabertura da CPI do Lixo para investigar irregularidades no contrato da empresa S.A Ambiental com a prefeitura. A relação do executivo com o legislativo que sempre foi de plena submissão, de repente se transformou, desde o anúncio a prioridade do prefeito é abafar esse assunto junto ao legislativo, e para isso está se valendo de diversas estratégias.

A reunião

Os vereadores foram convocados para uma reunião no Gabinete do prefeito na última quarta-feira (9), para tratar da pauta, o problema é que segundo apuramos ao chegar lá os parlamentares foram surpreendidos com a presença de executivos da empresa S.A Ambiental. Os vereadores não gostaram da surpresa, mas o prefeito tentou se impor e cobrou lealdade dos parlamentares acusando-os de traição por levar ao plenário aquele tema. Segundo apuramos, um dos vereadores se manifestou contra a presença do empresários naquela reunião já que o legislativo cumpre papel oposto aos interesses da empresa ao fiscalizar o contrato.

Descobrimos que uma vereadora pediu a palavra e foi confrontada pelo prefeito que cobrou explicações mais uma vez fez a acusação de traição, de acordo com uma fonte o clima esquentou e pelo menos dois vereadores deixaram o local de forma indignada.

Buscamos a prefeitura para falar sobre o ocorrido, mas a assessoria que não mencionou o nada a respeito dos fortes debates, disse apenas que o que houve foi uma reunião com a empresa SA Ambiental para tratar sobre os serviços realizados no município. Os vereadores, que já vinham solicitando melhorias nestes serviços, foram convidados a participar e, na ocasião, aproveitaram para sanar as dúvidas quanto a prestação dos mais diversos serviços, como recolhimento do lixo, roçada, varrição, entre outros.

Na versão apurada por nossa reportagem os vereadores não foram avisados em nenhum momento que a reunião seria com a cúpula executiva da empresa, o que teria tornado o ambiente bem pesado.

A reabertura da CPI do Lixo

A pressão sobre os dez vereadores que estariam dispostos a assinar o pedido de reabertura da investigação contra a SA Ambiental e seu contrato com a PMA está grande, ameaças de demissões de cargos aliados e outros tipos de retaliações já foram anunciadas, tudo para que os parlamentares repensem suas posições. Mas conforme apuramos a possibilidade da CPI acontecer é grande, e já na próxima segunda pode ser apresentado o pedido em plenário, principalmente porque há em curso uma ampla investigação por parte do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), e caso o legislativo não se manifeste poderá receber mais uma vez a marca de omisso.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.