Está aberto o período que a justiça eleitoral autoriza que parlamentares com mandato possam trocar de sigla sem a perda dos mandatos. Com isso, uma verdadeira corrida por espaço se passa nos bastidores da política.
Com o fim das coligações partidárias a escolha do partido se torna ainda mais fundamental para garantir uma das cadeiras no legislativo capixaba, neste caso, garantir a permanência no parlamento já que se trata de detentores de um mandato.
Os deputados buscam acomodação em siglas diferentes das quais foram eleitos por diversas razões, a principal delas é uma maior condição para sua reeleição. Nem sempre é fácil convencer os correligionários de outra agremiação receber um parlamentar com mandato, já que a disputa se torna quase injusta frente a quem não tem a mesma condição.
O deputado Sérgio Majeski deve deixar o PSB e seguir novos caminhos, mas nada está descartado inclusive a permanência do deputado no partido do governador, mesmo com muitas críticas ao governo.
Janete de Sá é presidente do PMN no ES, mas com as novas regras e cláusula de barreira vigente pode deixar seu partido em busca de uma nova agremiação, a dificuldade é que as siglas já tem suas estrelas e a deputada representa uma concorrência fortíssima.
Alexandre Xambinho vive uma situação parecida coma de Janete, atualmente no PL o deputado está conversando com outros partidos, mas não há sinais claros de para onde ele irá mesmo se filiar para tentar a reeleição.
José Esmeraldo busca um novo partido já que no MDB o desgaste é grande e não há clima para o deputado continuar, desde as questões envolvendo as eleições no partido que chegaram a ir parar na justiça.
Já os deputados Capitão Assumção e Danilo Bahiense já decidiram seus rumos e anunciaram a ida para o PL do presidente Bolsonaro e de Magno Malta. Assumção estava no Patriota de Rafael Favatto e Bahiense estava sem legenda.
Atualização
A assessoria do deputado Dr. Rafael Favatto fez contato com nossa redação e informou que o deputado é o presidente do Patriota e não deixará a sigla em hipótese alguma, também acrescentou que o deputado será candidato a deputado federal e não tentará mais uma reeleição na Ales.