Em uma reunião entre executivo e vereadores de Aracruz ficou acertado que o nome que receberá o apoio da “máquina” ou seja, do prefeito e sua turma para a disputa ao cargo de deputado estadual será o do vice-prefeito Beto Vieira (PP). Com isso, o presidente da Câmara vereador Lula (DC) que tanto serviu aos interesses do prefeito, inclusive nas nomeações da Casa, vai ficando de fora. Agora, restam duas opções a Lula, ou abre mão de seu projeto e abraça o projeto caminhando ao lado de Beto, ou ficará esvaziado e cumprirá seu designo sendo palanque para o diretor do Detran-ES Givaldo Vieira que além de garantir um emprego de chefia para o irmão de Lula na Ciretran Aracruz, promete fazer uma campanha casada. Os dois acreditam ter chances, mas a verdade é que a vaidade de ambos vai custar caro.
Esforço concentrado
A aposta do grupo ligado ao prefeito Dr. Coutinho (Cidadania), é anunciar obras até enquanto for possível, para servir de cartaz de campanha e assim, ver se catapulta Beto para o convencimento de que ele é um bom nome como deputado estadual. Mas com os recentes problemas vividos pela administração e o desgaste sofrido, tem gente apostando que vai ser muito difícil decolar, principalmente porque Beto é pouco conhecido do eleitorado regional, perdeu até sua então reeleição de vereador na comunidade de Jacupemba. Fora de Aracruz o nome soa bem estranho aos ouvidos do eleitorado, e por fim, uma parte do grupo acha um erro o vice-prefeito que foi eleito para cumprir seu papel como ele mesmo pregou na campanha, agora abandonar a PMA em busca de um novo projeto. Será?
Remarcada a eleição da Câmara de Fundão
A problemática eleição da Mesa Diretora da Câmara de Fundão que foi abortada em cima da hora para não permitir que o comando fosse parar nas mãos quem não interessava ao prefeito Gil (PSB), foi remarcada para o dia 3 de outubro. As chapas poderão ser apresentadas até as 16 horas do dia da eleição. O presidente vereador Sandro Lima (PSD), só conseguiu inflamar seus pares e as chances de reeleição que já se mostraram arruinadas na ocasião, agora parecem reduzidas a certeza de que terá mesmo de passar o comando do legislativo municipal para outro colega. Vamos aguardar os desdobramentos.
Um estranho no ninho
No próximo dia 11 finalmente vai acontecer a filiação do deputado federal Da Vitória ao Partido Progressistas em Vitória. O evento vai contar coma presença de nomes de destaque em Brasília para prestigiar a chegada do novo colega que sai do Cidadania que não combina muito bem com a base do presidente Bolsonaro (PL), já que o Cidadania o antigo PPS de Roberto Freire tem interesse em caminhar por outras bandas na eleição presidencial que se aproxima. A questão é exatamente essa, estarão no evento o ministro chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro e presidente nacional do PP Ciro Nogueira, o presidente da Câmara e aliado do governo Arthur Lira, o vice líder do governo na Câmara Evair de Melo. Todos estes sabem que o governador Renato Casagrande (PSB) já declarou-se oposição ao presidente Bolsonaro, e presidindo a mesa estará o secretário do governador que aqui no ES ainda preside a sigla, Marcus Vicente que inclusive estaria costurando uma possibilidade de ser vice na chapa da reeleição de Casagrande. Para pessoas comuns, seria um momento de muito constrangimento, já para essa turma velha em política isso será uma coisa normal. Eu hein...
Máscaras pra quê?
Enquanto nas escolas, nas igrejas e nos ônibus o povo precisa seguir as regras de usar as máscaras, já abolidas em várias cidades, o governador Renato Casagrande apareceu nas redes neste carnaval ao lado de foliões em um momento de descontração sem usar o acessório que se tornou símbolo de debate entre os que discordam de sua eficácia durante a pandemia, em especial com o alto índice de vacinados. Críticas choveram nas redes sociais e a palavra que mais se viu foi hipocrisia, já que o governador é um dos defensores da ciência do fique em casa.