O presidente Jair Bolsonaro declarou, após as chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis (RJ) e que já deixaram 35 mortos até a manhã desta quarta-feira (16), que acionou ministros para que o governo preste auxílio para as vítimas do temporal na Região Serrana do Rio de Janeiro.
– De Moscou, tomei conhecimento sobre a tragédia que se abateu em Petrópolis/RJ. Fiz várias ligações para os ministros Rogério Marinho [Desenvolvimento Regional] e Paulo Guedes [Economia] para auxílio imediato às vítimas, bem como conversei com o general Braga Netto, que me acompanha na Rússia – escreveu o líder em seu Twitter.
Bolsonaro também disse ainda ter ligado para o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, “que se encontra na região atingida”, e destacou que seu governo segue empenhado em ajudar. O presidente confirmou que retorna nesta sexta-feira (18) de sua visita à Rússia.
– Retorno na próxima sexta-feira e, mesmo distante, continuamos empenhados em ajudar ao próximo. Deus conforte aos familiares das vítimas – completou.
SOBRE AS CHUVAS
A Prefeitura de Petrópolis, cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro, confirmou que, até o início da manhã desta quarta-feira, o número de mortos após a forte tempestade que atingiu o município já passava de 30 pessoas. A administração municipal decretou estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais estão sendo reforçadas para atendimento.
A prefeitura estima que pelo menos 80 casas foram atingidas pela barreira que caiu no Morro da Oficina. A busca por sobreviventes em meio ao soterramento na localidade foi intensa ao longo da madrugada e contou com a ajuda de moradores e equipes dos Bombeiros, Exército e Defesa Civil.
Agentes das secretarias de Obras, de Serviço, Segurança e Ordem Pública, Saúde, Educação, além da Comdep e CPTrans também atuam no atendimento da população e recuperação da cidade. Além disso, a Prefeitura de Petrópolis abriu todos os pontos de apoio para o acolhimento da população de área de risco.