Na quarta-feira (2) acaba oficialmente o período de recesso parlamentar. Dessa forma, a Assembleia Legislativa (Ales) vai realizar uma sessão solene híbrida no Plenário Dirceu Cardoso para a instalação dos trabalhos legislativos do ano de 2022. A solenidade começa a partir das 9 horas e terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia e pelos canais digitais da Casa.
A solenidade dará início à 4ª Sessão Legislativa Ordinária, a última da 19ª Legislatura. Os trabalhos serão conduzidos pela Mesa Diretora, que é composta pelo presidente Erick Musso (Republicanos), 1º secretário, Dary Pagung (PSB), e 2º secretário, Coronel Alexandre Quintino (PSL).
Foram convidados para compor a mesa de honra o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB); o presidente do Tribunal de Justiça (TJES), desembargador Fábio Clem; o presidente do Tribunal de Contas (TCES), Rodrigo Chamoun; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público (MPES), Luciana Andrade; e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos).
Depois dos trâmites regimentais, como leitura de um versículo da Bíblia, apresentação dos convidados e execução dos hinos nacional e do Espírito Santo, o presidente Erick declara instalados os trabalhos conforme a Constituição Estadual. Em seguida dá a palavra a algum parlamentar, faz um pronunciamento e pode conceder um tempo de fala a outras autoridades. Por fim, encerra a solenidade e convoca os parlamentares para a próxima sessão.
Sessão Legislativa
De acordo com o Regimento Interno da Ales (Resolução 2.700/2009), a sessão legislativa ordinária acontece de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro. Eventos que ocorram fora dessas datas necessitam de convocação extraordinária dos deputados. Importante lembrar que os parlamentares não são remunerados por isso. Nos períodos de recesso ainda é formada uma Comissão Representativa que responde por eventualidades na época.