Se fosse uma empresa, poderia se dizer que é uma empresa de família, mas não é o caso, trata-se da administração pública de uma cidade. Na tarde desta terça-feira (25), foi publicado um decreto 41.258/2022 que nomeia Jeesala Mayer Coutinho Coelho filha do prefeito de Aracruz Dr. Coutinho (Cidadania), como Secretária Municipal Extraordinária de Ações Estratégicas (SEMAE).
É bom lembrar que essa secretaria não existia em Aracruz, e foi criada e aprovada pela Câmara dos vereadores recentemente, e que a época foram favoráveis, alguns até se exaltaram ao fazer a defesa da criação do novo posto. Na época a população questionou a razão de tal criação, já que existe na PMA a Secretaria de Planejamento.
Com um salário de quase R$ 14 mil, Jeesala só materializa uma função que quem conhece os bastidores da política de Aracruz sabe que ela já desempenha desde o início da gestão de seu pai. Segundo interlocutores, a filha do prefeito que também é advogada, tem papel ativo nas decisões e tem total domínio e controle do cenário ao redor de seu pai como chefe do executivo.
Em família
Jeesala se junta a equipe familiar que administra a prefeitura de Aracruz, todos em cargos de comando e com os salários de secretários na faixa dos R$ 14 mil, conforme informa o portal da transparência da PMA.
Estão na administração a esposa do prefeito Dona Maria da Glória Mayer Coutinho que foi remanejada imediatamente de suas funções na Câmara de Aracruz para atuar ao lado de seu marido na PMA. Outra nomeação de família é a sobrinha de Dr. Coutinho, a também advogada Drª Andreia Coutinho nomeada como Secretária de Governo.
Outro sobrinho nomeado é Giusepe Coutinho filho da irmã do prefeito, ele é Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, completa a lista do primeiro escalão o cunhado de Jeesala, Marcos Vinícius Coelho que ocupa o cargo de Secretário de Administração e RH.
Com isso, são seis os nomes da mesma família, (contando com o próprio prefeito), que estão na linha de frente da administração do município de Aracruz.
Nos bastidores vereadores não gostaram da movimentação e se dizem pegos de surpresa com a nomeação da filha do chefe do executivo municipal.