A Assembleia Legislativa (Ales) encerrou nesta sexta (21) a campanha de arrecadação de donativos lançada em 10 de janeiro em socorro às vítimas das fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo entre o final de 2021 e início deste ano.
Conforme levantamento da coordenação da campanha, entre os itens doados, estão 1,5 toneladas de alimentos, 2 mil litros de leite, 1,8 mil litros de água mineral, 90 mil peças de roupas e calçados, além de uma quantidade considerável de móveis e eletrodomésticos.
O presidente da Casa, deputado Erick Musso (Republicanos), divulgou vídeo no qual agradece a ajuda dos voluntários que atenderam ao apelo do Legislativo estadual contribuindo de alguma forma para amenizar a dor de famílias carentes vitimadas pelos temporais.
Moradores de São José do Calçado, Alegre e Afonso Cláudio, que estão entre os municípios bastante impactados pelo evento natural, serão contemplados com os donativos. O transporte e a distribuição do material que será repassado à população ficarão a cargo das prefeituras.
População afetada
De acordo com a Defesa Civil do Estado, as inundações e deslizamentos de terra atingiram centenas de famílias. Ainda conforme o órgão, 1.745 pessoas tiveram de deixar suas casas e foram encaminhadas para domicílios de amigos, parentes ou abrigos temporários.
Solidariedade
Esta não é a primeira vez que a Assembleia se mobiliza em campanhas de solidariedade. Em janeiro de 2020, o Parlamento arrecadou mais de 100 toneladas de doações de alimentos, roupas e itens de higiene para ajudar as vítimas das chuvas que atingiram o estado no final de 2019.
Já em 2021, as pessoas impactadas pela pandemia de Covid-19 foram contempladas pela ação da Assembleia que arrecadou donativos destinados a famílias em situação de vulnerabilidade.