Arte é uma disciplina educativa, escolar, que leva o sujeito ao conhecimento da arte como linguagem de expressão. Segundo a professora Maria A. Prates Botelho (2017), “[...] a Arte e Cultura formam pessoas e proporcionam não só o conhecimento de mundo e sua reflexão, mas também sua expressividade enquanto questionamento da sua história.”
Antes, conhecida como Educação Artística, o compartilhamento desse conhecimento era limitado pela falta de informação formativa, levando a quem estudou até os anos 90, a não usufruir desse conceito plenamente como uma ciência, e sim, apenas como um passatempo, como também era visto as aulas da disciplina Educação Física.
Abarcados desse “novo” conceito, os antigos professores de Educação Artística que tivemos no Ensino Médio daquela época, não podem carregar a culpabilidade do não ensinamento, referente ao repasse das informações concretas a seus estudantes, pois a limitação dos respectivos currículos não exigia a amplitude desse conhecimento, limitando dessa forma, professores e estudantes. Ademais, a formação do professor era diferente, e dessa forma, apenas o conhecimento básico e limitado, era passado aos estudantes.
A exemplo disso, as atividades eram resumidamente baseadas em desenhos livres, cores quentes e cores frias, e em algumas escolas, o artesanato, enquanto, na Educação Física, os meninos brincavam, de bola e as meninas de queimada.
Tanto a Arte como a Educação Física, nunca foram passatempo escolar, ambas as disciplinas, são conhecimentos que devem ser levados tão a sério como o ensino da Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Biologia, e as demais disciplinas existentes na escola.