Por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Erick Musso (Republicanos), foi realizada na noite desta terça-feira (14), sessão solene que homenageou os 130 anos do Ministério Público do Estado (MPES) e ainda os 60 anos Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP) . Musso destacou a atuação do Ministério Público, sobretudo em tempos de pandemia da COVID-19.
“Não poderia deixar de fazer esse registro na Assembleia Legislativa. De homenagear uma instituição tão importante e com tanta credibilidade na sociedade, sem medir esforços por uma sociedade mais justa e igualitária, defendendo as nossas garantias de forma única”, disse o presidente do Legislativo Estadual.
A Procuradora-Geral de Justiça, Luciana Andrade, falou sobre o papel e a responsabilidade de o Ministério Público atuar para ajudar a construir uma sociedade efetivamente justa, livre e democrática. "Nossa instituição tem uma longa história. E a Carta de 88 trouxe para nós muitas responsabilidades e um grande plexo de atuações. Trouxe ainda grandes desafios de uma sociedade complexa, dura e enrijecida de vários interesses. E é pelas futuras gerações que não cansamos e trabalhamos muito”, afirmou, desejando vida longa à instituição.
O presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público, promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa, também discursou. Segundo Sousa, que falou em nome do Parquet, disse que a sociedade deve reconhecer e dar valor aos homens e mulheres que lutaram para que a instituição fosse instituída defendendo a sociedade capixaba.