O mês de dezembro é marcado pelas comemorações natalinas, férias e início do verão. Devido a esses eventos, é observado um aumento considerável na circulação de pessoas e bens nas áreas comerciais e suas adjacências, o que acaba por favorecer o cometimento diversos delitos, tais como: furtos, roubos, fraudes etc.
O 5º BPM possui grandes centros comerciais e polos industriais, localizados nos municípios de Aracruz, Fundão, Ibiraçu e João Neiva. E para que esse fim de ano seja um “sucesso”, nessa Operação será utilizada um plano de emprego de recursos direcionados aos locais e horários de maior concentração de pessoas, de modo a dissuadir potenciais ações criminosas e aumentar a sensação de segurança dos frequentadores das áreas comerciais, prestadores de serviço, clientes e toda população em geral aumento da sensação de segurança durante o período de compras que antecede as comemorações natalinas.
Dos dias 6 a 24 desse mês a Polícia Militar estará realizando a "Operação Natal". Na sede de Aracruz serão 8 pontos de policiamento com 2 militares em cada ponto no horário de 08:00h às 20:00 hrs. Nos municípios de Ibiraçú, João Neiva, Fundão, Guaraná e Jacupemba haverá policiamento intensificado em toda área comercial no mesmo horário.
Na orla o policiamento será reforçado em Coqueiral, Barra do Sahy, Barra do Riacho e Santa Cruz, em Aracruz, e em Praia Grande, Município de Fundão.
Haverá reforço de policiamento em todas as localidades do 5º BPM a partir do dia 18 de dezembro, com policiais militares em regime de escalas extras e extraordinárias, estendendo o policiamento até as 20:00 horas, contando com mais viaturas disponibilizadas para realizar patrulhamento preventivo nas áreas comerciais e operações de saturação para inibir qualquer prática criminosa durante a data comemorativa e com policiamento a pé no centro de Aracruz. A partir do dia 27 o batalhão receberá um reforço de 15 novos policiais que serão empenhados exclusivamente na Operação Verão, reforçando a segurança nos balneários de Aracruz e Fundão.