Wednesday, 08 de January de 2025
27 99902-4179
Cidades Quanto pior...

Vereadores de São Gabriel votam orçamento que vai prejudicar Saúde

Com intuito de prejudicar o prefeito, os vereadores irão sacrificar a população que mais precisa.

26/11/2021 16h19 Atualizada há 3 anos
Por: Redação O Diário Fonte: da redação
Vereadores que optaram por votar contra a suplementação.
Vereadores que optaram por votar contra a suplementação.

As pressas na tarde desta quinta-feira (25), e liderados pelo presidente da Câmara Dayson Marcelo Barbosa (PSD), foi votado em caráter de urgência a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estipula a aplicação de recursos do Município para 2022. A matéria, que trata do percentual de 40% de suplementação no orçamento para o exercício do próximo ano, já que é preciso uma faixa para que a prefeitura possa remanejar recursos entre as diversas pastas, o que é muito comum para áreas que se tornam mais necessárias durante o ano, como a Saúde, Agricultura e Educação por exemplo.

Mesmo tendo conhecimento desta necessidade, a matéria com o pedido de suplementação foi reprovada por 7 votos no plenário da Câmara.

Os vereadores que formaram oposição ao prefeito Tiago Rocha (PSL), aprovaram um percentual de apenas 2% de suplementação o que deixaria o orçamento do município praticamente engessado, ou seja, sem a menor possibilidade do chefe do executivo discutir com a sociedade as eventuais necessidades no decorrer do ano.

Perseguição evidente

A manobra política para prejudicar a atual administração fica mais evidente quando olhamos para o histórico de aprovações anteriores ao mesmo sentido. Vários destes mesmos vereadores já votaram bem diferente nas legislaturas passadas. Veja as aprovações dos últimos quatro anos quando o orçamento foi votado em gestões anteriores:

2022 = 2%

2021 = 40%

2020 = 40%

2019 = 40%

2018 = 20% e alterado para 40%

Importante lembrar que a Lei Orçamentária Anual (LOA), é votada sempre no ano anterior ao seu exercício.

Tamanho do problema

O corte de 38% dos recursos em suplementação no qual o prefeito Tiago Rocha irá deixar de ter, é tão significativo que pode trazer graves consequências para a população de São Gabriel da Palha. Caso falte recursos para Saúde no meio do ano, o prefeito fica impedido de remanejar recursos de outras pastas menos urgente para atender a demanda. Com objetivos claramente políticos, o plano da oposição é colocar Tiago em uma “cilada”, onde o chefe do executivo municipal fique em más condições para governar o município.

O orçamento estimado pela LOA para 2022 em São Gabriel é de R$ 166.756.550,60.

Veja o nome dos vereadores que votaram contra a suplementação que irá afetar a população:

Dayson Marcelo Barbosa (PSD)

Getson Freitas (PSB)

Getúlio Andrade Loureiro (PDT)

José Roque de Oliveira (Cidadania)

Leonardo Luiz Bagatto (Podemos)

Thiago Silva dos Santos (PMN)

Tiago dos Santos (PP)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.