A prefeitura de Aracruz está sob pressão da população quanto ao zelo com as vias da cidade. Se é verdade que o período de chuvas traz recorrentemente o problema, o mesmo não se pode dizer do planejamento em relação a espera deste período do ano, que geralmente ocorre.
Em seu site a prefeitura se esquiva do problema apontando para o Governo do Estado boa parte dos buracos que estão tirando a segurança, e inviabilizando o transitar pelas ruas e avenidas de Aracruz.
“É importante esclarecer que muitos desses trechos que apresentam os problemas são estaduais, ou seja, de responsabilidade do Departamento de Edificações e de Rodovias do ES (DER)”.
Ao invés de dizer que está buscando uma forma para resolver o problema junto ao Estado, principalmente por ter uma boa relação com o governador Casagrande (PSB), a quem o prefeito não tem medido elogios em eventos, a prefeitura simplesmente se limitou a dizer que não pode fazer intervenções nas vias que seriam de responsabilidade do Estado.
Foi informado também que o contrato com a empresa responsável por fazer a manutenção das vias, foi interrompido e que outra licitação está em andamento para sanar os problemas, ao menos nas ruas pertencentes a municipalidade.
A solução
De acordo com especialistas a solução para este impasse pode ser a municipalização do trecho urbano das Rodovias Estaduais que cortam o município, isso já é prática em diversas cidades.