Os moradores do Bairro Vila Nova e proximidades, estão revoltados com a proposta feita pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Aracruz de remanejar os alunos da 6º ao 9º ano em diante da EMEF Zilca Nunes Vieira Bermudes para outra escola.
A novidade gerou polêmica entre os pais de alunos, que de acordo com a proposta, seriam remanejados para outras escolas para que o Zilca priorizasse alunos até o 5º ano. Dona Jessica Oliveira é mãe do Henzo Barros, ele está na 6ª série e seria remanejado para a Escola Placidino Passos. Já dona Hirlane Costa é mãe do aluno João Paulo Costa da 5ª série, ambas discordam da proposta.
A maior preocupação dos pais ouvidos por nossa reportagem, é o deslocamento das crianças, muitas com necessidades especiais, “qual a segurança temos de nossas crianças chegarão seguras a escola, uma vez que trabalhamos fora e não podemos ir levá-los na escola”? Indagou uma mãe.
Os pais prometem participar da sessão da Câmara dos vereadores na noite de hoje para pedir apoio aos legisladores e evitar que o remanejamento ocorra.
Procuramos a Prefeitura de Aracruz para se posicionar sobre o caso, em nota ela nos respondeu:
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), informa que a decisão da referida ação foi tomada após uma análise da perspectiva de aumento populacional e a constituição de novos núcleos populacionais. A falta de vagas para atender o segmento do 6º ao 9º ano fez com que a Semed repensasse a oferta e o atendimento educacional da região Centro Norte, bem como a organização do atendimento aos estudantes por faixa etária, de forma a desenvolver ações e projetos específicos visando minimizar os impactos na aprendizagem causado pela pandemia.
Na quinta-feira passada (18), a secretária da Semed, Jenilza Spinassé, junto da equipe técnica, se reuniu com a comunidade para tratar sobre a reorganização das EMEF’s “Zilca Nunes Vieira Bermudes” e “Placidino Passos”, como vem fazendo com outras comunidades. Após o diálogo e diante da preocupação apresentada pelos pais, ficou acordado que as famílias iriam se manifestar por meio de uma pesquisa de opinião elaborada pelas referidas escolas.