Tentando seguir a originalidade do evento realizado no Estados Unidos - EUA, o Black Friday 2021, aqui no Brasil, terá sua data oficial no próximo dia 26. A interrogação fica por conta de, até onde seguirão essa originalidade, sendo que, o comércio norte americano consede verdadeiros descontos a seus consumidores. E aqui, seguirão a fidelidade dos decréscimos nos preços ou apenas os fantasiarão?
É uma questão que os consumidores terão que ficar ligados. Que tal uma pesquisa antes e durante o Black Friday para ver se realmente há descontos concedidos nos preços dos produtos?
Segundo a advogada Nair Eulália F. da Costa (2014), já “[...] foram registrados casos em lojas que aumentam o preço dias antes da Black Friday para oferecer descontos irreais, a chamada "metade do dobro", o que levou os internautas, ironicamente, a apelidar o evento de “Black Fraude”.
Isso me remete a pensar que o consumidor acordou, está atento à essa situação e sabe definir o que é desconto e o que é apenas maquiagem, isto é, enganação. Cabe ao sujeito enganado, ciente de seus direitos, agir dentro das leis, acionar o Procon para que o mesmo tome partido da situação, e tome as medidas cabíveis contra os supostos enganadores do nosso mercado brasileiro.