Friday, 03 de January de 2025
27 99902-4179
Cultura Conversa

No lugar errado, na hora errada. Será?

Com Rondilei Paixão

03/11/2021 09h11
Por: Redação O Diário Fonte: Diversas
No lugar errado, na hora errada. Será?

Geralmente fazemos uso dessa expressão (no lugar errado, na hora errada) em diversos episódios inusitados. Em algumas situações, concordo que realmente uma pessoa possa estar no local errado e no momento errado, porém, em certas circunstâncias, a colocação dessa locução é que utilizamos de forma errada e para o incidente errado.

Por exemplo, pode acontecer de uma pessoa está passando debaixo da janela de um prédio e um vaso de planta cair acidentalmente do 5º andar sobre sua cabeça, ela se machucar gravemente ou até ir a óbito. Isso seria uma fatalidade que se encaixaria muito bem na expressão acima citada.

Por outro lado, se um sujeito de bem está passando pela rua, sofre um assalto, latrocínio ou é vitima de “bala perdida”, ao aplicar a expressão acima (em casos como esse), estamos equivocados, pois o cidadão de bem está no lugar certo e na hora certa, já que este não deve nada, não pesa o bolso de ninguém e constitucionalmente, pode andar livremente. O bandido, autor da atrocidade, é quem está no lugar errado e na hora errada, já que lugar de bandido é na cadeia, e não nas ruas atormentando a vida de pessoas honestas.

Expressões como essa, são falas que repetimos a partir daquilo que ouvimos, porém, são equívocos, que, se analisarmos ao pé da letra, dará a entender que estamos ofertando à bandidagem os nossos ambientes comuns como pontos legais de suas criminalidades, como se fosse natural suas más condutas, e nós é que estivéssemos errados ao estarmos ou frequentarmos locais públicos, em que, possivelmente possamos sofrer esses atentados contra a vida, contra a dignidade e contra nossa liberdade de ir e vir em segurança.

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
MárciaHá 3 anos Vespasiano, Minas GeraisÉ uma realidade muito comum hoje em dia nos tornamos refém dessa situação ao deixarmos de andar até 21:00 as vezes mesmo que necessário por medo ou receio de de assaltos e outros. Nós ficamos reféns, porque vivemos em um país onde não existe punição. A muitas brejas nas leis infelizmente, então o infrator sabe que logo estará nas ruas.
Jacqueline Há 3 anos Guarabira pbRealmente é uma coisa tipo ninguém pode prever. A pessoa sair de casa mas não sabe se vai volta ex. A mãe é a filha iam passando e o murro caiu em cima dlas e, elas morreram. Infelizmente passou até na TV isso Parabéns pela matéria Rondilei
Warley Há 3 anos Vitória es Não acho isso não! Se bc tava lá e pq tinha q tá lá está hora ! Tudo está escrito nadaxe poracaso
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.