Em 2011 nascia na região mais um veículo de comunicação, o jornal O Diário chegava para ocupar uma fatia do mercado até então pouco explorada, com reportagens que tocavam em temas sensíveis e que na maioria das vezes a população não tomava conhecimento com tantos detalhes.
Em sua formação inicial o jornal contou com a união de quatro profissionais que acreditaram na proposta de fazer comunicação com mais liberdade.
Primeiro impresso, porém com a evolução tecnológica os diretores perceberam que de forma virtual o alcance seria ainda maior, e apostaram exatamente nisso, assim como outros veículos país a fora.
__ Inicialmente começamos com outra marca, mas logo aquela primeira ideia não foi adiante e como qualquer projeto inicial que passa por ajustes, dois de nossos colegas iniciais desistiram de continuar pelas dificuldades que se apresentavam, foi aí que houve uma repaginada, tanto na marca quanto no conceito em si, nascia O Diário. Falou Lucas Falcão um dos diretores do jornal.
__ O jornal chegou no momento em que redes sociais importantes como Facebook começavam a ganhar espaço no mercado brasileiro, isso ajudou na difusão da marca. Lembra Hudinho Martins editor chefe do jornal.
Conhecido por abordar temas importantes e que geram grandes repercussões, em especial regionais, o jornal logo ganharia a simpatia do leitor, que viu no veículo um porta-voz para mazelas sociais e políticas.
__ Com a evolução e a tecnologia, hoje a gente recebe as denúncias de todo o canto, pelo whatsapp, e-mail, Instagran e Facebook, as pessoas confiam em nosso trabalho e isso é uma responsabilidade enorme. Claro que após a denúncia, a gente vai levantar a pauta e apurar os fatos, muitas vezes “a pauta cai” quando não há elementos mínimos que a sustentem. Falou Hudinho.
__ É uma marca importante atingir os 10 anos neste mercado difícil que é a comunicação, mas nós que já somos deste meio bem antes do jornal, pois tanto Hudinho quanto eu, fizemos escola no rádio, então a gente consegue ter um faro apurado sobre o que cai melhor e o que vai despertar o interesse do leitor, até nossa linguagem é diferente. Contou Lucas Falcão.
Segundo os diretores nem sempre é fácil, já que tocar em temas tão sensíveis principalmente na política, gera ódio em muita gente.
__ As pessoas levam tudo para o lado pessoal, não compreendem que é apenas nosso trabalho, quando um grande veículo de mídia mostra um fato, todo mundo entende, já nós que somos mais próximos por morar na cidade, na maioria das vezes somos criticados por mostrar os mesmos fatos. Reclamou Lucas.
As cidades de Aracruz e Fundão em especial, passaram por grandes turbulências políticas já no começo do jornal em 2011, e isso de alguma forma, ajudou a marca a ganhar muita repercussão na época. Lembrou os diretores.
O jornal O Diário completa 10 anos e pretende continuar contribuindo para formação da opinião de seus leitores, seja na política, cultura, religião, economia, saúde e tantas outras pautas pertinentes a cidades que compõem a região.