A Associação Movimento Empresarial de Aracruz e Região (Amear) promove, nesta sexta-feira (22), um café da manhã com empresários da região, com foco na inclusão do município na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) estará presente no encontro, que tem como principal ponto de pauta as novas oportunidades para o desenvolvimento da economia local.
O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, apresentará aos presentes produtos e serviços disponíveis no portfolio do banco que podem impulsionar os projetos de investimento dos empresários do município. Navarro será um dos debatedores do encontro, que contará ainda a presença do secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, e de representantes do Banco do Nordeste, além de outras autoridades.
A inclusão de Aracruz em conjunto com os municípios de Itarana, Itaguaçu e Governador Lindenberg, além de outros municípios de Minas Gerais, como parte da área da Sudene, ocorreu após a aprovação de um projeto do Senado, no último mês. A expectativa com a inclusão é potencializar o desenvolvimento regional, já que a Sudene permite incentivos como financiamentos com juros mais baixos e prazos mais alongados.
“Como um dos principais agentes das politicas públicas de desenvolvimento capixaba, o Bandes tem exercido papel relevante, contribuindo para a formulação e execução de programas de fomento dos setores produtivos capixabas. A criação de um ambiente de investimento no interior é uma prioridade do banco, respeitando as potencialidades locais. Ouvir as expectativas do empresariado da região possibilita que possamos atender aos planos de negócio de forma ágil e com produtos adequados. Assim, o Bandes contribui para a geração de emprego e de renda nos municípios do interior do Espírito Santo”, destaca Navarro.
A Amear, é uma entidade, instituída em 2007, por iniciativa de empresários de diversos segmentos situados nos municípios de Aracruz, João Neiva e Ibiraçu. A finalidade da Associação é a de desenvolver ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável dos municípios de sua área de abrangência, promovendo a participação ativa do empresariado.